terça-feira, 17 de agosto de 2021

Gold Classic - De preliminar da Cascavel de Ouro a categoria própria

Uma prova de clássicos preliminar pra Cascavel de Ouro, a Gold Classic evoluiu e ganhou vida própria.

Com carros tão icônicos como Willys Interlagos, Puma, Opala, Omega, Gol, Fusca, Passat e até mesmo protótipos antigos, a Gold Classic surgiu primeiramente pra "aquecer a pista" pra prova principal, que era a Cascavel de Ouro, corrida comemorativa que acontece no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel-PR.

Os anos foram passando, e a prova coadjuvante chamou mais e mais atenção, principalmente com carros tão diferentes como Porsche 914, Corona Dardo, Bianco S e Farus começando a participar, e mais provas da Gold Classic precisaram ser feitas fora de Cascavel, primeiramente em Interlagos, São Paulo. A categoria é tão procurada que chega a alinhar, nas suas 4 Divisões (Herança do automobilismo dos anos 70...), mais de 60 carros!

Atualmente, as categorias são 8: Divisão 1 (Dividida em Speed [Fusca] e Turismo [Não-Fusca]), Divisão 2 (Dividida em Turismo [Carros de 4 lugares] e GT/Protótipos [Carros de 2 lugares e protótipos]), Divisão 3 (Mesmas subdivisões da Divisão 2) e Divisão 4 (Dividida em Standard [Pneus Radiais] e Premium [Pneus Slick]). As corridas ocorrem em Interlagos, Curitiba e Cascavel (Obviamente), e todas as categorias correm ao mesmo tempo, o que garante um grid bem cheio, com direito a muitas ultrapassagens sobre retardatários. E se acha que isso ainda é pouco, a prova tem duas corridas, uma com o grid formado pelos melhores tempos, e outra com o grid formado pelos resultados da primeira corrida. Ou seja, o carrão que quebrou no meio da corrida 1, larega nos últimos lugares na corrida 2, o que pode gerar muita emoção nas ultrapassagens logo no começo da prova.

Protótipos da antiga Divisão 4, como o Avallone-Chrysler, costumam dar as caras na Gold Classic

Mas isso não significa que a Gold Classic vai deixar de ser preliminar da Cascavel de Ouro. Na verdade, a organização assinou um acordo com a VICAR para uma das provas ser preliminar da Stock Car, também. E como preliminar da Mil Milhas, teve sua primeira prova de longa duração, de 200 milhas.
Pra quem gosta de ver clássicos acelerando sem dó nem piedade, é um prato cheio!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário