segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Formula 1 Regional: A solução para a crise da Formula 1?

Achei esta postagem em um blog de Formula 1, sobre uma ideia imaginativa dada por um cara chamado Pinball.
Texto traduzido por mim.

Pinball tem uma ideia imaginativa para criar um sistema para promover novas equipes para a Formula 1:
Na minha opinião, a resposta é a introdução dos Campeonatos Regionais de Fórmula 1, em adição ao campeonato mundial corrente.
O modo que funcionaria, seriam três campeonatos; As Américas, cobrindo Américas do Norte e do Sul; Ásia, cobrindo a Ásia mais a Austrália, Nova Zelandia e as Ilhas do Pacífico; e Europa, cobrindo os países Europeus.
Os Campeonatos Regionais competiriam com exatamente as mesmas regras do Campeonato Mundial, a única adição sendo um teto orçamentário.
Cada campeonato regional teria um calendário completo de 20 corridas em diferentes circuitos em sua região em fins de semana quendo não há Grand Prix mundial.
No fim de cada temporada, a equipe vencedora de cada região é promovida para o Campeonato Mundial, e as três piores equipes do Campeonato Mundial são rebaixadas para os campeonatos regionais.
As vantagens são:

/> 1) Dá a novas equipes um campo de testes pra organizar como ser uma equipe/construir carro, etc...

/> 2) Significa mais corridas de F1 para os fãs, em mais fusos horários, mais frequentemente, resultando em mais fãs;
/> 3) Dá a pilotos vindouros mais oportunidades para pilotar, e portanto "serem descobertos". O mesmo para outros membros de equipe, mais oportunidades de emprego;

/> 4) Dá a organizações que de outra forma estariam limitadas a carros de Turismo uma oportunidade para irem para corridas de monopostos;

/> 5) dá mais oportunidade para companhias menores patrocinar os times regionais. Elas podem não serem capazes para dar para patrocinar Ferrari ou McLaren, mas patrocinar uma equipe regional pode ser mais possível, e

/> 6) Dá à FIA/FOM um suprimento pleno de equipes vindouras.


/> Pinball
Tá, agora vamos pensar direito:
--Não adianta nada ter um teto orçamentário nas equipes regionais se não houver um teto orçamentário no Mundial. As regionais ficariam nesse sobe-desce, ano após ano.
--Segundo a ideia do Pinball, a melhor equipe de cada regional passa para o Mundial, e as três piores equipes do Mundial são rebaixadas para os Regionais; Mas, e se as três piores equipes forem, por exemplo, todas da Europa?
--E a África, como fica? Se surgir uma equipe Africana, como faz? Participa do Regional Europeu, Americano ou Asiático?
--Não seria mais fácil usar a GP2, AutoGP e Formula Nippon para essa finalidade? E não seria mais fácil liberar o livre comércio de chassis, como nos áureos tempos de Fórmula 1? Assim, mais fábricas especializadas (Como a Lola, Panoz, Dome, etc...) poderiam entrar no "negócio" sem precisar formar equipes de Fórmula 1.

A ideia é boa, não vou dizer que não é. Mas, tem certos aspectos que precisam ser melhor pensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário