quarta-feira, 11 de setembro de 2019

[POSSANTE VIRTUAL] MUUUITA coincidência...

Odeio ter que escrever isto, até porque eu não sou do tipo que gosta de fazer intriguinha e de falar sem conhecimento de causa.
MAS... Coisas importantes precisam ser analisadas a respeito de uma suposta ligação Tito Tilp/Reiza Studios.

Tito Tilp, muitos sabem quem é. Um apaixonado pela história do automobilismo, que tinha como principal passatempo fazer "bolhas" de papel para slot car (O famoso "autorama") com formatos e pinturas dos ícones do automobilismo do passado, em especial a Divisão 3 e a Divisão 4.

Ele também era modder de rFactor, e foi por isso que eu passei a acompanhar o blog dele. Ele estava fazendo alguns mods para os mais chegados dele, mas sempre mostrando umas imagens desses mods para deixar os meros mortais como eu com água na boca, e com alguma esperança de guiar os Pinicos Atômicos (Fusca) ou as Cadeiras Elétricas (Fiat 147).
Ah, e ele tinha um mod maneiro de Kombis, também.

Um certo dia (ou noite, sei lá...) cai uma baita duma tempestade que arrasa com a casa do Tito e fá-lo perder todo o acervo virtual (Não confiar em serviços como MEGA ou Mediafire dá nisso...). Fiquei até com a consciência pesada quando li a notícia, porque eu tinha xingado muito no meu blog, achando que o cara tinha  apagado o mod dele propositalmente. Fora a Divisão 3, ele também tinha mods de pistas, entre elas, a pista de terra de Ascurra, em Santa Catarina.
(Guarde esse detalhe, porque ele é importante.)

Un bello dia (Como naquela música do Fiat Idea), aparece a Reiza e seu Automobilista, beleza, é um RFactor anabolizado, com gráficos super detalhados, batendo de frente com simuladores igualmente pauleiras em matéria de gráficos, como Assetto Corsa, Project Cars e até mesmo o RFactor 2. Tudo nos trinks, nada de suspeito.
Até descobrir que, dentre as novas pistas, havia a pista de terra de Ascurra. É estranho, porque, até onde eu sei, há pistas de terra mais importantes e lembradas, como Chapecó, Joinville, Lontras, Joaçaba, São Bento do Sul e tantas outras, até mesmo fora de Santa Catarina, mas a ÚNICA pista de terra mostrada era a de Ascurra.
A pista do Tito Tilp.

A suspeita começa a crescer quando, dentre as atualizações que a Reiza disponibiliza pra venda, de vez em quando, aparece uma bem particular, chamada "Brazilian Touring Car Classics".
Simplesmente, é o mod da Divisão 3. Com direito a Fusca Pinico Atômico, Gol e Passat da Hot Car, e até um Uno invocado no lugar do Fiat 147 Cadeira Elétrica.

Simplesmente, um mod que seria gratuito (Ou não, vá que o Tito daria uma de Alvarenga, né...) agora estava sendo um mod pago. Tudo aponta para o fato de que a Reiza Studios comprou os direitos sobre os mods do Tito Tilp e deu um tapinha gráfico, daixando os mods no padrão gráfico do Automobilista e tirando as referências claras (Como patrocinadores de época, por exemplo) aos pilotos do passado.
Porque, vamos e venhamos, é MUITA coincidência o fato do Tito Tilp nunca mais ter conversado sobre o assunto (Uma vez que ele gostava tanto do RFactor que o chamava jocosamente de Boneca Inflável), e a Reiza aparecer com um mod IGUALZINHO ao do Tito e também com a ÚNICA pista de terra que era justamente a que o Tito estava desenvolvendo.

E, agora que a Reiza dá fim ao seu primeiro Automobilista (E joga no lixo uma excelente plataforma para usar a mesma engine do Project Cars no vindouro Automobilista 2), não seria uma boa hora converter os mods "perdidos" para o RFactor, e assim corrigir o dano causado por uma tempestade de um lado e pela sanha capitalista de outro?

Consciência pesada? NÃO MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário