quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

rFactor e meus comparativos

Há muito tempo atrás (2009 - Caramba, hein? O_o), um dia eu lancei no ar a pergunta sobre qual seria, dentre duas categorias, a que venceria em um duelo, comparadas por tamanho e outras características em comum.

Minha primeira comparação foi sobre Side-Car contra Fórmula Jedi (Um monoposto tamanho P com motor de moto 1000cc).
Recentemente, andei brincando com um simulador de corridas chamado rFactor, que é altamente personalizável, podendo colocar praticamente qualquer coisa que corre pra correr.
E, dois mods me chamaram a atenção: Um do Side-Car e outro do Fórmula Jedi. Fiz uma macumbinha básica para colocar os dois juntos sem precisar recorrer ao "Absolute", e coloquei as duas categorias em confronto direto.
Resultado: Apesar do peso extra do passageiro, o Side-Car JANTA o Fórmula Jedi! Porque o Sidecar tem 86 kW em 600cc e 370 Kg e o Jedi, 112 kW em 1000cc e 425 Kg. Peso deve contar muito. E o OzRacer (Uma espécie de Stock Jr. australiana) janta os dois com farofa, com seu motor de 151 kW em 1200cc apesar dos 450 Kg. Mas, numa corrida com dez, os OzRacers não duraram nem uma volta completa, os quatro da corrida fritaram o motor no meio da volta.
A relação peso-potência do Side-Car é de 4,30 kg/kW, enquanto que a do Jedi é de 2,81 kg/kW e a do OzRacer é de 2,98 kg/kW. Nas contas o Jedi devia jantar o Side-Car e o OzRacer com farofa e salada, mas não é o que acontece. Talvez, os freios do Side-Car devam ser bem mais eficientes, mas não foi o caso, a jantada foi na aceleração mesmo.

EDIT: Adicionei uma categoria de monopostos parecida com a Jedi, a Formula Predator, que se divide em duas categorias de potências distintas: 600cc, com 78 kW em 460 kg e 1000cc, com 104 kW em 467 kg (4, 49 kg/kW). E, apesar de ser mais pesado e menos potente (Além de ser praticamente "inguiável") o Predator 1000 bate o Jedi.
Eu acho que as físicas do Jedi não foram bem feitas.
Não pude tirar foto porque não sei como acionar a versão "espectador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário