quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Transformação da GT3

Segundo andei lendo em vários blogs e sites de notícias, Antônio Hermann (O homem das Mil Milhas, que é sócio de uma das promotoras da GT3) anunciou uma série de mudanças na categoria.

Primeiro: Extinguem-se a Porsche Cup e o Trofeo Maserati. Os carros dessas duas categorias integrarão a nova categoria chamada GT BR4. Outros carros homologados pela FIA para a GT4 podem ser trazidos por equipes interessadas.

Segundo: A GT3 muda seu nome para GT BR3. E quatro Ferraris do antigo Ferrari Challenge serão adaptadas para integrar o grid.

Terceiro: Para "engrossar o caldo do feijão", as duas categorias correrão ao mesmo tempo, pontuando em separado. Não é nenhuma novidade, "misturebas" desse tipo acontecem em dezenas de categorias ao redor do mundo. E, para "não dar indigestão", as provas ocorrerão em finais de semana diferentes das provas de Stock Car.

Quarto: Imitando a ideia de Felipe Massa, haverá uma categoria de superbikes (independente da CBA ou CBM) com motos de 1000cc. Dado isso, o novo show de velocidade só ocorrerá em pistas homologadas para motociclismo. Jacarepaguá está fora, pois será demolido (Meus pêsames aos entusiastas e pilotos cariocas), e o circuito do Velopark pode ser uma das pistas que sediarão o certame.

Quinto: Para alívio dos pilotos e das equipes, as taxas de inscrição caíram para um terço do valor de 2009. Isso significa, mais equipes, mais pilotos, mais carros. E acabou a obrigatoriedade de duplas, agora as equipes podem correr com um ou dois pilotos por carro.

Sexto: Muda o ranking dos pilotos, que continuam com suas graduações (Platina, Ouro, Prata e Bronze), mas agora o ranqueamento será dado levando em conta outros fatores. Não entendi isso muito bem, mas acho que tem a ver com estilo de pilotagem e assiduidade às provas.

Sétimo: As Mil Milhas ocorrerão no final do ano, como prova extra-campeonato, com pilotos e equipes convidados do Brasil e do mundo. Realmente, uma volta por cima pra prova que foi cancelada este ano.

Oitavo: Não se sabe ainda, mas os promotores do agora Torneio Itaipava GT Brasil estão negociando com outras categorias para fazerem parte do certame. Uns arriscam a já veterana Copa Clio, outros dizem que acenam para a Fórmula 3, e outros ainda jogam suas fichas no Brasileiro de Endurance (Endurance, Mil Milhas, tudo a ver, não?)

Nono: Alvíssaras para a Itaipava que, ao contrário de muitas grandes empresas no Brasil, tem investido no esporte a motor. Tomara que lancem uma Itaipava sem álcool, para eu poder tomar uma garrafa.

Um comentário:

  1. E não deu outra: Recentemente, vi em uma distribuidora de bebidas, a Itaipava sem álcool! Alvíssaras para esta empresa, que se lembrou dos epiléticos! ^^

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