segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Não haverá Mil Milhas em 2009...

Esta é uma postagem que eu escrevi (devidamente corrigida) como resposta à postagem no blog do Flávio Gomes, que noticiava que as Mil Milhas deste ano foram canceladas:

"As Mil Milhas são o que havia de mais autêntico no automobilismo nacional. Várias categorias de automóveis, fossem de turismo, "silhouettes" ou protótipos, se digladiaram nas curvas de Interlagos, em busca da vitória, fosse na geral, fosse na sua categoria, ou mesmo em busca de, pelo menos, terminar a corrida. Muitos não conseguiam, mas todos os participantes adoravam correr no meio dos "tops", e faziam de tudo para retornar ao autódromo no ano seguinte.
Fico muito triste por não haver Mil Milhas este ano. Eu a considero a prova mais importante do Brasil e no Brasil, mais importante que o GP de Fórmula 1, ou (Sem desmerecer) o Rally dos Sertões. É uma prova genuinamente brasileira e, até a vinda dos super-carros, era a síntese do automobilismo nacional, aquele feito com paixão, por quem tinha gasolina nas veias.
Esperamos que 2009 seja um exemplo do que NÃO se deve acontecer, e que em 2010 e nos anos seguintes, o espírito das Mil Milhas volte.
Seria hora de uma mesa-redonda, entre Hermann, Centauro Motor Clube, FASP, CBA, e demais envolvidos, para tratar do que realmente importa, o esporte a motor. Hora de parar de invejar os argentinos, e fazer a coisa engrenar. Política, ambições financeiras, caprichos, egos, tudo isso deve ser deixado de lado para evitar a ocorrência de um evento triste como esse, que é o cancelamento das Mil Milhas.
Propaganda custa caro, mas não investir nela custa mais caro ainda.
E, a opinião de um entusiasta: Será que, se o GP do Brasil de Fórmula 1 fosse cancelado, faria assim tanta falta? ou seria até melhor para a volta do desenvolvimento do automobilismo brasileiro?

Abraços
J.N.Dias (Snowmeow)"

Eu não sei se vão prestar atenção no que eu escrevi (Deixei muitos erros crassos por uma digitação muito rápida para minhas mãos desacostumadas, a ponto de chamar a FASP de FPA (Cruzes...) e cheguei a pedir ao Flávio para corrigir meus erros), ou se o texto será apagado. Todavia, fica aqui o "backup".

Fico indignado com uma idiotice dessas, cancelar simplesmente a prova automobilística mais importante do Brasil. Alguma vez, provas desse tipo foram canceladas na Europa ou nos EUA? Alguma vez foram canceladas as 24 horas de Le Mans ou os 1000 Km de Sebring? Alguma vez foi cancelada a prova das 500 milhas de Indianápolis? Alguma vez foi cancelado o GP de Mônaco? (E olha que devia, pela falta de estrutura)
Mas não, né? Muitos dizem que brasileiro não gosta de automobilismo, e eu chego a fazer uma corrigenda: O brasileiro médio aprendeu a gostar SÓ de Fórmula 1, e que se fôda o automobilismo nacional. Que se fodam as bases, que se fodam as categorias-escola, que se fodam os autódromos do Brasil, desde que não falte o "santo" GP do Brasil de Fórmula 1 e um santo piloto brasileiro no certame, mesmo que seja só pra receber críticas dos torcedores (e da imprensa), tá beleza.

Amigos... Há vida além da Fórmula 1. Alguém poderia falar isso para o público?

Nenhum comentário:

Postar um comentário