segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CAMPANHA de REATIVAÇÃO do CIRCUITO de INTERLAGOS ANTIGO



REFORMA
Desde a grande reforma de Interlagos terminada no final de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina, em que a pista foi literalmente mutilada, a comunidade automobilística não pára de lamentar a decisão.
O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do piloto brasileiro, notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.
Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.

Como diz o grande ex-piloto Bird Clemente, "piloto brasileiro hoje é uma grife".


PORQUE FICOU MENOR
A pista foi drasticamente reduzida, de 7.960 M para 4.309 M . Até aí compreensível, graças ao desempenho fantástico da Fórmula 1 e normas de segurança.
O que ninguém esperava era a redução da pista siguinificar abandono completo da original, ao contrário do que fora feito no Circuito de Nürburgring, na Alemanha em que foi construído um menor, de 4,5 km para a Fórmula 1, porém mantendo intacto o anterior de 22,8 M, 189 curvas.
Interlagos reformado, imaginava quem vivia em torno do automobilismo, significaria ter sido mantido o antigo, com seu miolo e anel externo, mais um novo e curto traçado que atendesse às necessidades da Fórmula 1 moderna.
Quando se soube que o traçado antigo seria abandonado para sempre, houve grande decepção. Entretanto, a luta para que isso não fosse feito foi pequena e muitos pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo até hoje se arrependem disso.
O Desejo do Brasil, que se tornou referência mundial na Fórmula 1, títulos, vitórias, mitos eternos, nos fazem repensar a trajetória.


RETORNO
O retorno de Interlagos à plenitude é um anseio de todos que militam no automobilismo e até daqueles que já não pilotam mais.
Estudos demonstram ser viável reativar o traçado antigo, sem nenhuma interferência com o atual de Fórmula 1, uma vez que praticamente tudo do original continua a existir, estando apenas desativado.
O único ponto do circuito antigo que exigirá mais trabalho será a Curva do Sargento, uma vez que ali foi construída uma quadra poliesportiva na gestão Marta Suplicy (sem uso atualmente). Mas não é nada que não possa ser resolvido.
Restabelecido o circuito original, poderão ali ser realizadas as famosas provas de longa duração, com toda a sua grandiosidade e espetáculo, hoje eclipsados pela pista de apenas 4,5 km de extensão que, inclusive, limita bastante o número de carros na largada.
O "Super Interlagos" representará a reafirmação da excelência e da supremacia de São Paulo como o maior centro de automobilismo do Hemisfério Sul.
Será possível, na mesma área, dispor-se de três circuitos em vez do único atual, com várias opções de traçado a saber:
FÓRMULA 1
ANEL de VELOCIDADE
CIRCUITO ANTIGO


Campanha de Reativação do Circuito de Interlagos Antigo
Você, como praticante ou entusiasta do automobilismo, paulistano ou não, pode participar desta campanha pondo seu nome completo, número de um documento de identidade e sua assinatura.
Este abaixo-assinado será levado à administração do Município de São Paulo.

Obrigado pelo seu apoio!

A idéia vem de 2.007, em 2.008 se iniciou o abaixo assinado.
Jornalistas, Pilotos de todas categorias, nomes como Nélsinho Piquet, Wilsinho Fittipaldi, o Presidente da FASP, Rubens Carpinelli, Preparadores e Mecânicos aderindo.
São quase já 2.000 assinaturas coletadas, sendo esta a maneira jurídica de ser enviada a administração do Município de São Paulo, onde contatos estão sendo realizados.

OBSV.
"Cole o texto, imprima, obtenha assinaturas, e envie para":

World Copy
Rua Cesário Mota, 13. Bairro Boqueirão - Santos - S.P. Cep: 11045-040
Aos Cuidados de Daniela ou Júlia

Novamente, Obrigado pelo seu apoio!

Comissão da campanha Pró-Reativação do Autódromo de Interlagos Antigo, formada por Francisco Lameirão, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Bird Clemente e Bob Sharp.

Texto copiado do Blog oficial da campanha de reativação total do circuito, o Pró-Interlagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário