segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lá fora: Corridas na Guiana


Pra quem perdeu a aula de geografia, a Guiana fica entre a Venezuela e o Suriname. É um país que fala inglês, com mão inglesa, e que é mais ligado culturalmente ao Caribe do que à América do Sul propriamente dita. E, quem regula o esporte a motor na Guiana é o Guyana Motor Racing and Sports Club (GMR&SC).

O único autódromo da Guiana é um aeroporto desativado, com poucas curvas, a maioria delas de 90 graus, como a antiga pista de pouso que era.

South Dakota Circuit, Timehri, região de Georgetown. O autódromo é só 1/3 de toda a pista, que é usada em sua totalidade apenas nas provas de endurance.

O asfalto na reta é meio segmentado, mas nada que impeça a diversão.

Carros dos Groups 4 (O Mazda na frente) e 3 (Os outros dois). A condição do asfalto é bem visível nesta foto.

As provas de automobilismo, motociclismo e kartismo da Guiana correm no mesmo dia, na mesma pista. As categorias são Turismo (Rookies, Group 2A e Group 2B, Group 3 e Group 4), Motovelocidade (Superbikes e Lightweight) e Kart. Em um só dia, ocorrem até 22 corridas, sendo até três de cada categoria! Prato cheio pra qualquer entusiasta!


Vamos falar um pouco de cada: A Rookies (Que, creio, se chamava Group 1) é a categoria dos novatos, com carros de pouca potência. Seriam o equivalente às corridas de novatos aqui no Brasil.


Já na Group 2A e a Group 2B, correm carros com um certo nível de preparo - Equivalente às nossas categorias de Marcas.

Sim, o prateadinho com faixas laranja é um Lotus.

Por sua vez, Group 3 e Group 4 são como a "Força Livre", onde correm os carros mais potentes.

O carro mais à esquerda é o pace-car, abrindo caminho pro pau comer solto.

Na Superbikes, bem... Correm as superbikes. Como aqui no Brasil.


A Lightweight é uma versão "só asfalto" da Supermoto, onde correm motos de dois tempos e 125 cc. Seria o equivalente às provas semi-profissionais de RD 135.

A largada é como no Motocross. Mudam só os pneus.



E, por sua vez, os karts guianenses são "shifters", ou seja, têm marchas. Usam motores 125cc de motos de cross. Novamente, o equivalente aqui usaria motor RD 135cc, mas desta vez, em karts.


Guiana sedia também uma prova do Internetional Race of Champions, quando correm pilotos e equipes de todo o Caribe. Vêm pilotos até dos EUA, França e Canadá! O Suriname, embora não tenha autódromo (Não que eu saiba), também comparece no evento, com pilotos e máquinas - Grande parte delas, japonesas.

Também possui uma prova de endurance, na qual eles usam a totalidade do circuito (Inclusive a área no meio da floresta), em uma prova de três horas.

E também tem provas de arrancada.


Na lista de pilotos, muitos sobrenomes conhecidos no Brasil, como Mendonça, Menezes, Vieira e Gouveia. E o diretor da prova se chamava Kit Nascimento!

Kit Nascimento, o risonho da direita.

Não me chamem de racista, mas em que outro lugar pode se ver tanto preto correndo de carro? Nem em Angola!

E aqui vai uma "espetadinha" do Snowmeow: Algum brasileiro já foi correr lá ou ver alguma corrida em Guiana? O que acham de uma "Legião Brazuca" pra desafiar os guianenses? (Eles têm um regulamento bem flexível)

Fotos tiradas do site do Guyana Motor Racing & Sports Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário