sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Club Tracks" - Autódromos curtos e baratos

Pra quem não sabe, o conceito "Club Track" se aplica a pistas que tenham menos de 2000 m de extensão, algumas chegando inclusive a menos de 1000m (Pra se ter uma ideia, o autódromo de Interlagos possui 4309 m). Todavia, são muito populares, principalmente nos EUA (Como ovais) e na Europa (Como circuitos mistos).

O termo "Club Track" se dá a essas pistas curtas porque geralmente elas pertencem a clubes de esportes a motor, ou são administradas por mais de um clube, ou divididas entre vários clubes. As modalidades praticadas por esses clubes geralmente são de cilindrada baixa e pouca potência, não exigindo assim grandes áreas para se fazer uma pista.

Dentre os "Club Tracks" estrangeiros, um dos mais famosos é o de Lydden, no Reino Unido. Possui trechos de terra para a prática do rallycross (Modalidade onde se corre parte do trecho em terra, parte em asfalto), e é muito requisitada por clubes de todo o Reno Unido, que correm categorias que vocês nem imaginam que existem, e que de tão simples, poderiam muito bem ser aplicadas aqui no Brasil.


Lydden Hill Race Circuit (Wootton - GBR): Exatamente 1 milha (1609 m)!

Tá, aí vem o ex-piloto de Marcas com uns fios de cabelo a menos e uns centímetros de cintura a mais e pergunta: "E o que o Brasil tem a ver com isso?" Tudo! Para quem estava na África nos últimos cinco anos, o Brasil tem três "Club Tracks", que são o Autódromo Mestre Álvaro (Serra - ES), o Autódromo Mega Space (Santa Luzia - MG) e o Autódromo Dito Gianetti (Piracicaba - SP). Quatro, se contar o Autódromo dos Pimenta (Itatinga - SP).


Autódromo Dito Gianetti (Piracicaba - SP): 1100 m, só a parte asfaltada

Os três têm outra coisa em comum: Foram feitos sem alarde; quando a imprensa nacional se deu conta, ou eles já estavam lá, ou falatava muito pouco para a conclusão. Tirando o projeto do Mega Space, que foi um projeto bem elaborado e deve ter custado os tubos (Afinal, o Mega Space não é só o autódromo), os outros dois projetos foram feitos com um custo inferior ao de autódromos mais conhecidos, e nas propriedades de seus construtores.


Autódromo Mega Space (Santa Luzia - MG): 1500 m

Muito do automobilismo de países de primeiro mundo se deve a categorias de base, regidas por clubes e corridas em traçados pequenos. Outra vantagem do "Club Track" é que serve tanto para o automobilismo quanto para o kartismo, sendo inclusive uma pista excelente para karts de alta performance, como os Fórmula 200, Superkarts e semelhantes. O "Club Track" também é perfeito para a prática do Drift.


Autódromo Mestre Álvaro (Serra - ES): 1080 m

Muitos prefeitos e empresários temem a construção de um autódromo em sua cidade, devido ao mito de que um autódromo é um "elefante branco", uma obra faraônica que não trará benefícios à altura de seus custos, achando que será um dispêndio de milhões de dólares (Que poderiam ser investidos em coisas mais úteis).

Um "Club Track" é uma forma mais barata de se ter um autódromo. Pode não receber categorias como a Stock Car (Se bem que a Stock já correu em Piracicaba, e a Pick-up Racing, em Santa Luzia), mas vai atrair gente de toda a região. Pilotos, mecânicos, turistas que vêm pra assistir as corridas... E que, porventura, vão gastar em sua cidade...

Sem falar que, com o tempo, o "Club Track" pode ser ampliado, tornando-se um Autódromo Internacional, à medida em que o espaço ao redor for sendo melhorado e/ou adquirido.

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