sexta-feira, 17 de março de 2023

[POSSANTE VIRTUAL] Speed Dreams, o simulador Open-Source

 
Este é um mod brasileiro inspirado nos carrinhos de plástico da Bersil.

Pra saber o que é Speed Dreams, primeiro é preciso saber o que é o TORCS. TORCS (The Open Racing Car Simulator) é um projeto que surgiu há um certo tempo, e cujo foco era em ser um jogo modificável que rodasse em sistemas livres (Hoje o TORCS roda em Windows, Linux, MacOS X, AmigaOS, MorphOS e Haiku). O foco do TORCS, com o passar do tempo, mudou para desenvolvimento de inteligência artificial para corridas (No TORCS e no Speed Dreams, são chamados de "Robôs"), e mantinha os gráficos da década de 90.


Este é o TORCS.

Um adendo a respeito dos Robôs: Enquanto que, no rFactor e em outros simuladores conhecidos, o sistema de inteligência artificial fica a cargo do circuito, no TORCS e no Speed Dreams, cada categoria de veículo possui seus Robôs, cujo comportamento pode ser ajustado individualmente para cada carro, inclusive, com ajustes para cada circuito, se assim o desejar. 

Então, um projeto paralelo, com foco em maior realismo gráfico, surgiu, chamado Speed Dreams. Uma característica que se vê de cara no simulador, é que, para evitar tretas de licenciamento, os carros no Speed Dreams têm nomes fictícios, e isso se reflete nos circuitos (Mas nem sempre). Então, Ferrari F360 vira "Cavallo 360", Porsche 996 vira "Boxer 96", Chevrolet vira "Deckard", Honda vira "Murasama", etc.  Os "patrocinadores" que adesivam os carros também são fictícios.

E, enquanto o desenvolvimento do TORCS está parado, sua derivação Speed Dreams lançou esta semana a versão 2.3.0. Os gráficos não são aquele primor comparados com um Project CARS 3, um RFactor 2 ou um Gran Turismo 7 da vida, mas há que se levar em conta que esse é um projeto coletivo, de código aberto, desenvolvido por pessoas que amam jogos de corrida e que não recebem um centavo pra desenvolver o jogo.


O simulador tem versões pra Windows, Linux e MacOs X. Vale a pena dar uma conferida, você pode baixá-lo deste site.



Nenhum comentário:

Postar um comentário