terça-feira, 26 de março de 2013

Renascimento das Fórmulas no Brasil... Parte 3!!!


E segue mais fórmulas, pensa que acabou? Eu pensei, mas ainda bem, eu tava enganado.
No RS, como de praxe... O que esperar de um estado que possui 4 autódromos (Com A maiúsculo!) de uso público?... Surge uma categoria direcionada aos iniciantes (Ou seja, a molecada a partir dos 15): A Fórmula Júnior!


Os carros são os mesmos das extintas Fórmula Universitária e Fórmula Brasil: Concebidos a pedido da CBA, usam motor Chevrolet e câmbio Hewland. Possuem ajustes de suspensão e asas que permitem o desenvolvimento de uma doutrina de ajustes e acertos de carro para determinadas condições.

E para quem quer sair do kart mais cedo, para onde vai?
Existe a Fórmula + (Lê-se "Fórmula mais"), que usa um chassi italiano com motor Yamaha 600cc, e foi lançada simultameamente aqui e na Itália.
Muitos dizem, em especial os gaúchos, que a Fórmula + se parece com a antiga Fórmula 5, popular na Argentina e que foi tentado implantar no Brasil, sem muito sucesso. A diferença principal está no motor, que nos F-5 usa os 200cc dois-tempos, inclusive os Agrale são populares por lá
A Fórmula + foi apresentada em 2011 e implantada em 2012, e a idade mínima é de 13 anos para o piloto.

O vídeo mostra os detalhes da maquininha, que na Itália é chamada "Formula Modena" por ser essa a cidade onde surgiu a baratinha.

No entanto, não consigo achar o site da Fórmula +. O site da Fórmula Júnior está aqui.

Um comentário:

  1. A Fórmula +, infelizmente nunca teve sequer uma corrida, receio que esteja totalmente cancelada, ou, como diriam "em coma". Já a Fórmula Junior aqui no RS está de vento em popa, na ultima corrida, tivemos um grid de 13 carros, com vitoria do piloto passo-fundense Victor Matzenbacker.

    Cordialmente
    Ramon Mendes

    ResponderExcluir