sábado, 16 de março de 2013

Renascimento das Fórmulas no Brasil... Parte 2!

Tomando o excelente exemplo do Rio Grande do Sul, o Paraná resolveu (Em 2012, tô MUITO atrasado! >.<) criar sua categoria de Fórmula. E, na falta de uma, criou duas, que correm no mesmo dia, mas possuem regulamentos diferentes: A Fórmula Premium e a Fórmula Premium Light

Vamos começar pela Premium Light, que é uma categoria "Spec": Ou seja, um chassi e um motor pra todos. A organização se encarrega de guardar os carros e os motores são sorteados, havendo assim o máximo de igualdade entre os pilotos, que assim podem se impôr no modo como usam o volante.


Não sei quanto a vocês, mas acho que eu já vi esse carro em algum lugar... O conceito de se usar eixo dianteiro de Fusca em monopostos "acessíveis" parece ser uma constante. No Ceará, os Fórnula V usam o mesmo conceito, e obviamente, em São Paulo, a Formula Vee Brasil também. Até suspeitei que esses monopostos, antigamente chamados "Fórmula Pinhais", tivessem vindo do Ceará, mas parece que foi só coincidência.

Bueno, agora sim... *esfrega as mãos* Vamos falar da Fórmula Premium!
Anos atrás, eu pregava o surgimento de uma "Fórmula Livre", com motor 2.0 e chassis à escolha da equipe. De como isso é mania na Europa (Onde tem pegas de F-1 contra F-Indy! O.o), nos EUA e em outros países onde o Esporte a Motor é tratado pelas federações como coisa séria.
Pois, a Fórmula Premium é a que chegou mais perto disso!
Vamos ver os carros:


Tatuus, ex-Fórmula Renault, ex-Super Fórmula 2.0;


Techspeed, ex-Fórmula Chevrolet, ex-Fórmula 4, também corre na F-Gaúcha;


63MKT, ex-Fórmula Universitária (Que nem sei se chegou a acontecer...), ex-Fórmula Brasil, corre também na Fórmula Junior Gaúcha;


Dallara, ex-Fórmula 3 (Yes, isso mesmo!);


Minelli, ex-Fórmula Ford, ex-Fórmula SP, também corre na F-Gaúcha;


E um Endec, que também corre na F-Premium Light.
E o regulamento é claro:

"Na Fórmula Premium pode-se correr com qualquer marca de chassis, com motor até 1.8 standard com apenas um rebaixo de 1mm no cabeçote para dar um pouco mais de taxa no motor, pneus Slick da marca Pirelli, mesma medida utilizada na F3, Rodas de alumínio e carenagens livres." (Fonte: Site da Fórmula Premium)
Detalhe, não menciona marca de motor, então você pode usar um motor Lada majorado se achar que fica bom (VIU, FLÁVIO GOMES? xD).

A categoria ainda é novinha, começou ano passado e tem menos de 10 pilotos em cada categoria. Prevejo gente vindo com Fórmula Future, mais F-3 usados, Mais F-Renault abandonados, mais F-Ford e F-Chevrolet, e por que não, um F-V 1.8 do Nordeste poderia marcar presença também.

Eu tinha uma cisma quanto a colocar no mesmo grid carros de fibra de carbono (Tatuus, Dallara...) contra carros com chassi tubular - As vezes de aço (Techspeed, Minelli...), mas parece que os competidores não têm muita neura quanto a isso.

Sucesso à galera do Paraná! E, se de repente, pensarem em correr em São Paulo, não se acanhem. Se não der em Interlagos, tem ECPA (Piracicaba), Speed Park (Franca), e os particulares Velo Cittá (Mogi), Dimep (Itatinga) e Capuava (Indaiatuba). É só falar com os responsáveis.

E Força no Chinelão Caipira!

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