quinta-feira, 4 de abril de 2013

Lá fora: Autocross na Espanha



A premissa do Autocross na Espanha é a mesma da Velocidade na Terra daqui do Brasil: Circuito de terra batida, sem lombadas, sem áreas de escape e às vezes, muita lama.

Mas os carros que eles usam... São de outro nível!

Vamos ver como é a "Velocidade na Terra" de lá, segundo os dados colhidos no fórum espanhol Foro Competición.

Divisões e veículos admitidos

Divisão 1

-Aceitam-se veículos que tiveram homologação FIA nos seguintes grupos: A, B, N, WRC e Kit Car, tanto de tração nas 2(Permitindo-se modificações para convertê-los para 4x4) como nas 4 rodas.
-Protótipos E1, chassis tubular, tração nas 2 ou 4 rodas, permitindo-se a colocação de 1 ou 2 motores (seja de carro ou de moto de produção) que não superem em conjunto a cilindrada de 4.000 cm3 (Para motores derivados a restrição é de 3.000 cm3)
-Prototipos E2, chassis tubular ou monocoque, tração traseira e com motor de moto que não supere a cilindrada de 1.500 cm3 ou de carro que não supere a cilindrada de 2.000 cm3.



Divisão 2

-Veículos de produção (Grupo N), com sua homologação em vigor . Devem ser aspirados e com tração nas duas rodas, com uma cilindrada máxima de 2.000 cm3. São permitidos veículos que já perderam sua homologação.



Divisão 2A

-Veículos de produção (Grupo N), com sua homologação em vigor . Devem ser aspirados e com tração nas duas rodas, com uma cilindrada máxima de 1.600 cm3. São permitidos veículos que já perderam sua homologação.



Divisão 3

-Veículos monopostos construidos e concebidos para a prática do Autocross, podendo instalar motor de carro e que cumpram o artigo 279 do Anexo J.



 Divisão 4 (Car-cross)

-Veículos monopostos de motor traseiro, construidos e concebidos para a prática do Autocross, com tração nas duas rodas, e movidos por motores aspirados, de quatro cilindros e quatro tempos, com uma cilindrada máxima de 600 cm3.



 Fórmula Júnior Car-cross

-Veículos monopostos de motor traseiro, construidos e concebidos para a prática do Autocross, com tração nas duas rodas, e movidos por motores aspirados, de quatro cilindros e quatro tempos, com uma cilindrada máxima de 450 cm3, homologados pela Real Federação Espanhola de Autocross.


Turismo Producción

-Veículos de serie limitada de tração nas duas rodas e com uma cilindrada máxima de 1.600cm3.
(Não entendi muito bem esse último, parece uma reprodução da Divisão 2A)

Quer aprender o regulamento a fundo, para ver o que pode ser aplicado para melhorar a Velocidade na Terra daqui? Simples:

Regulamento Esportivo (Em espanhol)

Regulamento Técnico (Em Espanhol)

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