domingo, 11 de agosto de 2019

Novos autódromos, e mais alguns em progresso

Plan Speed Park, Campos dos Goytacazes-RJ: O mais novo autódromo do Brasil... Por enquanto.

Campos dos Goytacazes é a nova sede do automobilismo carioca. O Plan Speed Park tem a missão de substituir o extinto autódromo de Jacarepaguá. Por enquanto, só recebe corridas estaduais, mas já se cogita uma prova da Stock Car.

Enquanto isso, em Lima Duarte-MG, só falta o asfalto e o Autódromo Potenza, mais um empreendimento privado que veio quase sem alarde, estará pronto. Será o terceiro autódromo de Minas Gerais, fazendo companhia ao Mega Space, de Santa Luzia, e o Circuito dos Cristais, de Curvelo. Uma senhora evolução para um estado sem autódromo até o começo dos anos 2000.

Paraná não quer ficar atrás do Rio Grande do Sul, e a cidade de Toledo já tem pronta a reta principal e o pórtico de entrada do Autódromo Rafael Sperafico, o resto do circuito virá com o tempo (O Mega Space  e o Velopark também surgiram assim). Com o autódromo pronto, serão quatro pistas para cada estado, enquanto que Santa Catarina ainda só possui pistas de terra (E não são poucas!)

Araçariguama quer reforçar a supremacia paulista em número de autódromos. Até meados dos anos 2000, o estado que só tinha o circuito de Interlagos, viu surgir o ECPA, em Piracicaba; o Speed Park Franca, na cidade de mesmo nome (Infelizmente, fechado). e o Velo-Città, em Mogi-Guaçu. Além disso, dois autódromos privados se tornaram disponíveis para Track Days e eventos automobilísticos, o Fazenda Capuava em Indaiatuba e o circuito DIMEP em Itatinga. Por pouco Birigui não entra na lista, pois sua pista (Speed Park Birigui) é um grande kartódromo com uma reta para arrancada anexa. No máximo, pode-se fazer corrida de motos de baixa cilindrada.

("Valeu", Birigui, por acabar com o kart em Penápolis... ¬¬)

A crise parece não afetar o automobilismo brasileiro, por incrível que pareça. Chapecó também pretende construir um autódromo de asfalto, sendo assim o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina. Bom, construir não é o termo exato, porque a pista já está lá faz anos, servindo ao catarinense de velocidade na terra. O planejado é cobrir a pista já existente com asfalto. Os projetos estão aí.

Mais pra frente, eu vou mostrar como o esporte a motor está lutando para voltar aos seus dias de ouro no Brasil.

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