O nome pode parecer estranho: "Turismo Nacional BR". Oras, por que "BR"? É porque tem uma categoria com esse mesmo nome na Argentina, e creio que veio de lá a inspiração para a categoria de turismo que simplesmente retorna às raízes e está enchendo a pista de carros.
Até o momento, são cinco categorias, separadas em duas classes: Classe 1, para carros feitos a partir de 2017, e dividida em três subclasses: B, A e Special. E a Classe 2, para carros feitos de 1997 até 2016, e dividida em duas subclasses: B e A. As duas classes correm em separado, mas com as suas subclasses correndo ao mesmo tempo, o que garante, por exemplo, um grid de quase 50 carros na Classe 1.
Em ambas as classes, o motor é aspirado, até 1600cc. Mas desta vez, o motor deve ser da mesma fabricante do veículo. E modelos não faltam.
Na Classe 1, temos:
- VW: Gol, UP
- Chevrolet: Celta, Onix, Corsa
- Fiat: Palio, Mobi, Uno
- Ford: Fiesta, Ka
- Toyota: Etios
- Nissan: March
- Citroën: C3
- Renault: Clio, Kwid
- Peugeot: 207, 208
- Hyundai: HB20
E na Classe 2, também tem variedade, embora um pouco menor:
- VW: Gol
- Chevrolet: Celta, Corsa
- Fiat: Palio
- Ford: Fiesta, Ka
- Renault: Clio
- Peugeot: 207
É a fórmula de sucesso que garantiu a popularidade da Fórmula Truck (E depois, da Copa Truck): Marca contra marca, carro contra carro, motor contra motor. Regras simples, sem desmandos, sem firulas. Um certame nacional, diferentes estilos de pilotagem, troca constante de posições, ou seja: Um AUTOMOBILISMO RAIZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário