segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Finalmente, uma categoria turismo RAIZ de abrangência NACIONAL.


O nome pode parecer estranho: "Turismo Nacional BR". Oras, por que "BR"? É porque tem uma categoria com esse mesmo nome na Argentina, e creio que veio de lá a inspiração para a categoria de turismo que simplesmente retorna às raízes e está enchendo a pista de carros.

Até o momento, são cinco categorias, separadas em duas classes: Classe 1, para carros feitos a partir de 2017, e dividida em três subclasses: B, A e Special. E a Classe 2, para carros feitos de 1997 até 2016, e dividida em duas subclasses: B e A. As duas classes correm em separado, mas com as suas subclasses correndo ao mesmo tempo, o que garante, por exemplo, um grid de quase 50 carros na Classe 1.

Em ambas as classes, o motor é aspirado, até 1600cc. Mas desta vez, o motor deve ser da mesma fabricante do veículo. E modelos não faltam.



Na Classe 1, temos:
  • VW: Gol, UP
  • Chevrolet: Celta, Onix, Corsa
  • Fiat: Palio, Mobi, Uno
  • Ford: Fiesta, Ka
  • Toyota: Etios
  • Nissan: March
  • Citroën: C3
  • Renault: Clio, Kwid
  • Peugeot: 207, 208
  • Hyundai: HB20


E na Classe 2, também tem variedade, embora um pouco menor:
  • VW: Gol
  • Chevrolet: Celta, Corsa
  • Fiat: Palio
  • Ford: Fiesta, Ka
  • Renault: Clio
  • Peugeot: 207
Já para a Classe 3, que está prometida para ainda este ano, planeja-se usar os carros da extinta Copa Petrobras de Marcas e do extinto Trofeo Linea, além de carros de duas categorias ainda atuantes, Mercedes Challenge e Lancer Cup. Aqui a pegada já é mais punk, os motores são aspirados até 2300cc (Ou turbo até 1400cc) e se cogita também usar carros da Stock Car (O chassis JL-09 está designado como permitido para a categoria). Mas, nada de Berta nem de quaisquer "supermotores" que são sorteados a cada corrida: Os motores serão os mesmos dos modelos de rua, o que promete uma verdadeira "Batalha de Marcas", como já ocorre nas outras duas classes.

É a fórmula de sucesso que garantiu a popularidade da Fórmula Truck (E depois, da Copa Truck): Marca contra marca, carro contra carro, motor contra motor. Regras simples, sem desmandos, sem firulas. Um certame nacional, diferentes estilos de pilotagem, troca constante de posições, ou seja: Um AUTOMOBILISMO RAIZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário