segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fórmula Universitária

Pra quem não sabe, a Fórmula Universitária é uma competição de fórmula na qual as equipes são formadas por universidades. Na minha sincera opinião, eu achava que essa era mais uma maracutaia da diretoria da CBA só pra atrair holofotes em sua direção, uma vez que a entidade anda meio que ofuscada pelas catregorias às quais regulamenta, como Stock Car e Fórmula Truck.

Afinal, não tinha visto, sequer na Racing, que cobre até o kart, qualquer nota a respeito da Fórmula Universitária (Se bem que a Racing vem aqui nas bancas de Penápolis uma vez na vida, outra na morte).

Mas, boa notícia. A Fórmula Universitária tinha sido adiada, deixando este ano apenas para testes. Ufa! E os testes estão sendo feitos, como mostra nesta matéria que eu achei neste blog, o http://www.f1visaotecnica.wordpress.com/...
(Agradecimentos ao Rafael Basílio do blog acima, por permitir a publicação de sua matéria no meu blog)

Andamento do carro da Fórmula Universitária

Olá pessoal,
Muitas pessoas andam me perguntando como anda o carro da Fórmula Universitária, e hoje, depois de muito trabalho estamos finalizando o carro. 99% está concluído.
Uma das pendências é finalizar a asa dianteira que está sendo feita em um software de CFD (que já falei muito aqui) e falta apenas alguns detalhes para que ela vá para o carro.

Asa dianteira analisada em CFD
O chassis está a coisa mais linda do mundo! foi todo resconstruido.

Novo chassis

Os discos de freio estão um pouco castigados, mas todo o sistema de frenagem ja está 0km e com fluido novinho, hoje inclusive aprendi como se faz para trocar o fluido dos freios, retirando o antigo e fazendo o novo fluido circular no sistema mesmo com o carro parado.

Motor do Fórmula Universitária
O motor também está novinho, já temos a curva de potência e boas informações técnicas. O mesmo serve para os amortecedores e molas que apesar de serem os mesmos, foram estudados e tiveram suas curvas de amortecimento traçadas, obviamente não posso colocar as curvas aqui por motivo de segredo de equipe, não seria legal se um adversário tivesse acesso a elas…
O sistema de suspensão está montado e o carro está funcionando perfeitamente. Além da asa, só faltam os pneus chegarem e nós vamos colocar o carro na pista…

Carro da PUC-RIO praticamente pronto
Como vocês viram o carro ainda está todo branco, essa semana ele vai ser adesivado com as cores da faculdade e com as logomarcas dos patrocinadores, a propósito, ainda estamos abertos a negociações com possíveis patrocinadores.
Bom pessoal, o carro já está pronto, estamos esperando as outras equipes terminarem seus carros e o campeonato começar de fato, é praticamente certo de que haverá uma corrida aqui no Autódromo do Rio conto com a presença de todos vocês lá. Não só os meus amigos do Rio, mas também convido o público de todo Brasil a assistir esse espetáculo que é um prato cheio para quem ama de verdade o automobilismo, os carros são muito equilibrados e a categoria promete disputas belíssimas.

Finalizo com agradecimentos a toda equipe Tekpron e em especial ao Murillo que foi um grande pai para nós, os mecânicos se entregaram de corpo e alma e abraçaram a nossa causa, sempre estiveram de boa vontade para nos passar as informações de como proceder na situações de montagem e de corrida, sem a ajuda deles, não teríamos conseguido.

Não vou esquecer também de todos os meus amigos (que são muitos) e estão sempre comigo, acreditando que tudo que eu faço pode dar certo. Obrigado de verdade por vocês sempre estarem comigo.

Por último, agradeço a uma pessoa especial que apesar de estar longe nesse momento sabe o quando eu a amo e o quanto ela e importante para mim.

É isso pessoal! vamos esperar o campeonato começar e vamos ser campeões! afinal… não adianta todo o esforço se não vier um título como recompensa não é?

deixo vocês com o vídeo do motor do Fórmula funcionando pela primeira vez…


É isso aí, Rafael! Boa sorte e muita força com esse carrinho! Você (E todas as universidades envolvidas nessa competição) merece!

Um comentário:

  1. Pessoal, muito bom o blog de vcs. Indico também o blog da Equipe UCDB (Campo Grande-MS): http://equipeucdb.blogspot.com/. Será muito bom que todas as equipes mantenham um contato mais direto; principalmente na questão que envolve a divulgação da própria fórmula universitária, nas etapas de 2011.
    Abraços.

    ResponderExcluir