É a ICGP, International Classic Grand Prix que, ao contrário dos campeonatos de Fórmula 1 clássicos e da BOSS GP, têm sempre uma paradinha no Brasil (E uma bela participação de brasileiros, muitos deles já veteranos, outros, novatos que pilotam um foguetinho desses pela primeira vez).
A parada começou em 1999, sendo oficializada em 2003, e a primeira etapa brasileira, em 2016, foi em Goiânia (Onde ocorriam as provas de motovelocidade no Brasil), em 2017 não teve prova no Brasil, mas em 2018 já foi anunciado que a etapa brasileira será no "templo" da velocidade brasileira, Interlagos.
O fundador do evento foi um francês, Eric Saul, que tem um vice-campeonato de motovelocidade.
(Informações abaixo do site ICGP Brasil)
O ICGP é um campeonato internacional de motos de Grand Prix das categorias 250 e 350 cm³ fabricadas entre janeiro de 1974 e dezembro de 1984. Sua primeira prova foi realizada em 1999 no circuito de Paul Ricard, na França. O criador do campeonato é o francês Eric Saul, vencedor de dois GPs das categorias 250 e 350 em 1981 e 1982 e também participante do ICGP.
Cerca de 40 motos alinham
em cada corrida, havendo classificação e pontuação em separado para
quatro categorias (350 cm³, 250 cm³, YC 250 e Master). As Yamaha TZ
predominam, mas têm forte concorrência das Kawasaki KR, Chevallier,
Rotax, Bimota, Exactweld, Egli, Harris e Spondon.
Entre os pilotos mais
conhecidos do ICGP estão o próprio Eric Saul (vencedor de dois GPs do
Mundial de Motovelocidade nas categorias 250 cm³ e 350 cm³, em 1981 e
1982); o francês Guy Bertin, vice-campeão mundial da categoria 125 cm³
em 1980 e vencedor das 24 Horas de Bol d’Or (1983) e Le Mans (1985); e o
escocês Ian Simpson (três vezes vencedor do Tourist Trophy na Ilha de
Man). Os campeões do ICGP em 2015 foram George Hogton-Rusling (Yamaha
TZ, categoria 350 cm³), Colin Sleigh (Yamaha TZ, categoria 250 cm³) e
Guy Bertin (Kawasaki KR, categoria Master).
OK, as 500 devem ser muito caras de se adicionar, mas acho que se adicionasse as 125, ficaria ainda mais massa.
OK, as 500 devem ser muito caras de se adicionar, mas acho que se adicionasse as 125, ficaria ainda mais massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário