quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Regionais: Catarinense de Velocidade (Na terra)


Santa Catarina pode não ter nenhum autódromo - Ainda - Mas isso não impede os catarinenses de fazer bons pegas. Uma vez que asfalto é meio caro, então deixa o circuito na terra pura, mesmo.

E haja autódromo de terra! Pesquisando por alto, encontrei nove. Devem ter muito mais, inclusive uns particulares. No próximo post, postarei alguns deles.

O que impressiona é o tipo de competição. Não é aquela coisa meio "cross", com direito a lama e tal. As pistas são muito bem niveladas, parecem asfalto .


Outra diferença entre os autódromos de terra para os de asfalto é a ausência quase total de áreas de escape, permitindo assim a presença dos famosos "morrinhos artilheiros" onde, se um carro passar por cima, é capotagem na certa (Capotagens, aliás, são uma presença quase constante em corridas na terra). Isso se dá devido aos traçados serem feitos em patrolas, nivelando a pista, deixando-a mais baixa que o resto da área.



E eu fico me indagando, por que os catarinenses não tiveram sequer um autodromozinho de asfalto chulé até agora? A resposta, talvez, seja o fator preço: Fazer um autódromo de terra sai muito mais barato do que um de asfalto (mesmo que seja um asfalto chulé). E, como as corridas na terra exigem uma tocada de direção que lembra muito o rali de velocidade, muitos consideram as corridas de terra mais emocionantes.

"Drift" de um opala na terra: Até parece rali de velocidade.

E Santa Catarina é o único campeonato de velocidade que possui duas categorias "Stock Car": A dos Omegas e a dos Opalas.


Na verdade, há dois campeonatos chancelados pela Fauesc: O Catarinense de Velocidade e a Taça Santa Catarina.

No Catarinense, encontramos as categorias: Marcas A e Marcas B (Injetados), Marcas N (Carburados), Stock Omega, Stock Opala e Mini Fórmula Tubular (Trocando em miúdos: Kart Gaiolas).


Já na Taça Santa Catarina, só há uma categoria de Stock Car, Mas há também uma categoria de Fuscas e uma Fórmula Tubular, além da Mini Fórmula Tubular e das três subcategorias de Marcas que há no Catarinense.

Fotos: Ingo Hofmann - Barulho de Motor

Um comentário:

  1. Ótimo blog, ressalta o verdadeiro automobilismo sem frescura, e estamos também torcendo para que Santa Catarina tenha um autódromo mas não pode deixar morrer o automobilismo na terra.

    Sobre o Protótipo GTR1 de Campinas,o motor já estava algum tempo no projeto do GTR1.Mas poderia ser um Ford V8.

    ABS.
    seu blog já está linkado no Sport Protótipos.

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