segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Outra tragédia para o automobilismo... (Desta vez, lá fora)

Acabei de ver no Saloma do Blog: O autódromo particular - Vê bem, PARTICULAR - de Pierre Bardinon, o Mas du Clos, foi fechado devido a novas leis de segurança dos autódromos franceses, que exigiriam que Pierre, para continuar com o autódromo na legalidade - Sendo que lá não corria NENHUMA categoria oficial - deveria fazer uma série de reformas na pista que custariam a bagatela de DOIS MILHÕES DE EUROS!!!

Vou contar a história por cima, mais detalhes no link já mencionado:
Pierre Bardinon é dono de um castelo no sudeste/sul da França. Dono de uma coleção admirável de Ferraris, construiu um circuito de cerca de 3 Km em torno de sua casa. Nos anos 60/70, seu castelo (E, porventura, seu autódromo) recebia visitas de pilotos de renome, inclusive da Fórmula 1, sendo Jim Clark o mais ilustre deles, que inclusive, dava voltas nos carros da coleção de Pierre.

Nos últimos 10 anos, Pierre resolveu abrir seu circuito para uso público, alugando para clubes e outros interessados, e montando uma estrutura de suporte ao circuito: Escola de pilotagem, loja de conveniências, restaurante e até mesmo uma pousada. Tudo na área do circuito.

A notícia foi descoberta pelo Seabra, um dos colunistas do Blog do Saloma, em um blog inglês, que "metia o pau" nas autoridades francesas.

Isso é pra vocês verem que não é só no Brasil que a politicagem acaba por destruir autódromos mundo afora. Agora, olhem para a foto abaixo, uma foto via satélite do Mas du Clos:

Vocês acham que ESTE CIRCUITO precisa de alguma reforma?
Lamentável, essa bola-fora do governo francês.

2 comentários:

  1. Vamos começar os trabalhos...Snowmeow, vc se lembra da pista que o Cidão fez na sua fazenda e convidava os amigos, posso me considerar um previlegiado, de dar umas bandas por lá. Reservada para eventos do MG Club, Mercedes e por aí vai...está com o mesmo fim! E talvez pior, porque corre a boca miúda depois que as baratas foram embora, e o Ford Gt 40, está deficil de comercializar, mesmo porque ele aparece emtodos os eventos lá fora de clássicos, como LeMans Classic e nada...e o mesmo acontece com o Jaguar Listen que está a venda num site inglês de clássicos de corrida. Era uma pista com gabarito dez. Muito bem feita e cuidada. Tinha uma garagem, incrivelmente limpa e organizada, e a manutenção das baratas era do "saudoso" Manolol da Maranello e do seu filho Marcelo. O Betinho da suspentécnica, tb tinha importancia nos acertos das baratas...enfim, lamentamos esses ocorridos lá e cá. Vamos tocando....abs e vou linkar lá para cá!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, será que não passou pela cabeça dos Diniz de usar comercialmente o autódromo? Construir um museu em homenagem ao Cidão, com os carros dele expostos, coisa assim? Ou será que era somente ele na família que curtia o esporte a motor?

    Nunca fui ao Circuito da Fazenda Capuava, mas espero um dia ir lá, mesmo que seja só pra percorrê-lo a pé.

    ResponderExcluir